top of page

Derrame Pleural

Derrame Pleural

derrame pleural

O pulmão é envolvido externamente por uma membrana delicada chamada de pleura da víscera , esta membrana também recobre a superfície interna da cavidade torácica e é chamada de pleura da parede. O espaço entre estas duas membranas chamamos de espaço pleural . Entre elas existe uma camada bem fina de líquido que facilita a movimentação dos pulmões durante a respiração. Quando há um acúmulo excessivo de líquido entre as pleuras ocorre o derrame pleural, que é popularmente conhecido como “água na pleura”.

Como acontece o derrame pleural?

Normalmente, a quantidade de líquido no espaço pleural é de cerca de 10 ml, o que gera um equilíbrio entre a sua produção e absorção. Porém, quando surge alguma enfermidade como infecções no pulmão, esse equilíbrio pode ser afetado, fazendo com que ocorra um acúmulo excessivo de líquido.

Quando o líquido não consegue ser absorvido de forma adequada, este vai acumulando aos poucos, causando um aumento de pressão sobre o pulmão.

Causas do derrame pleural

As principais causas do derrame pleural decorrem de inflamações dos tecidos do pulmão e da pleura. Algumas dessas condições são pneumonia, tuberculose, câncer no pulmão, embolia pulmonar, artrite reumatoide e lúpus. Pacientes com insuficiência cardíaca, hepática ou renal também podem apresentar essa condição, sem que haja necessariamente uma alteração na pleura.

Tratamento

O tratamento do derrame pleural depende de inúmeros fatores, como a causa, doenças associadas, sintomas e condições clínicas do paciente.
Normalmente se busca retirar esse líquido do espaço pleural com drenagem e posteriormente identificar a causa e tratá-la.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page